Regulamento do Circuito Profissional de Mountain Bike (PROHILL)
O Circuito Profissional de Mountain Bike PROHILL será realizado no dia 26 e 27 de Novembro de 2011 sendo etapa única este ano.
0 - O PROHILL possui regras PRÓPRIAS baseadas na União Ciclistica Internacional (UCI).
0.1 - As entidades CBC e CBMTB serão apenas convidadas de honra e darão somente apoio institucional ao PROHILL.
0.2 – O PROHILL possui 1(um) comissário técnico próprio para fazer valer o regulamento.
1 - Participação:
Participarão do Circuito, atletas federados (os atletas podem ser federados na CBC ou CBMTB) ou não federados, nas seguintes modalidades e categorias:
1.1 – Downhill(DHI):
Juvenil de 10 a 15 anos (nascidos de 1996 a 2001)
Junior de 16 a 18 anos (nascidos de 1995 a 1993)
Expert (Sub 30) de 19 a 29 anos (nascidos de 1992 a 1982)
Master A de 30 a 39 anos (1981 a 1972)
Máster B 40 anos ou mais (1971 a anos anteriores)
Elite (PRO) – Só poderão competir nessa categoria atletas com 18 anos ou mais escolhidos pela comissão técnica da organização.
Elite (PRO) Feminina - Qualquer idade.
Rígida (bicicletas sem suspensão traseira) qualquer idade.
1.2 - Cross Country Maratona (XCM):
ELITE (PRO): 23 A 29 ANOS OU CRITÉRIO TÉCNICO (NASC. EM 1988 E ANOS ANTERIORES)
ELITE (PRO) FEMININA - QUALQUER IDADE
SUB 23: 19 A 22 ANOS (NASC. EM 1992 A 1989)
SUB- 30: 23 A 29 ANOS (NASC. EM 1988 A 1982)
JUNIOR: 17 A 18 ANOS (NASC. EM 1994 A 1993)
JUVENIL: 15 A 16 ANOS (NASC. EM 1996 A 1995)
INFANTO- JUVENIL: 13 A 14 ANOS (NASC. EM 1998 A 1997)
MASTER A1 - 30 A 34 ANOS (NASC. EM 1981 A 1977)
MASTER A2 - 35 A 39 ANOS (NASC. EM 1976 A 1972)
MASTER B1 - 40 A 44 ANOS (NASC. EM 1971 A 1967)
MASTER B2 - 45 A 49 ANOS (NASC. EM 1966 A 1962)
MASTER C1 - 50 A 54 ANOS (NASC. EM 1961 A 1957)
MASTER C2 - 55 A 59 ANOS (NASC. EM 1956 A 1952)
VETERANO: 60 ANOS ACIMA (NASC. 1951 E ANOS ANTERIORES)
2 - Premiação
Os cinco primeiros atletas de cada categoria receberão medalhas ou troféus que fica a critério da organização do PROHILL. Atletas que não estiverem presentes na cerimônia de premiação não terão direito a premiação em dinheiro, não podendo ser representados por qualquer pessoa.
A Premiação em dinheiro segue a seguinte ordem:
2.1 DHI:
Elite (PRO) – 1º R$500,00 / 2º R$300,00 / 3º R$200,00
Expert - 1º R$250,00 / 2º R$150,00 / 3º R$100,00
Junior - 1º R$250,00 / 2º R$150,00 / 3º R$100,00
Master A - 1º R$250,00 / 2º R$150,00 / 3º R$100,00
Rigida - 1º R$250,00 / 2º R$150,00 / 3º R$100,00
2.2 XCM:
Elite (PRO) - 1º R$500,00 / 2º R$300,00 / 3º R$200,00
Sub 30 - 1º R$250,00 / 2º R$150,00 / 3º R$100,00
Sub 23 - 1º R$250,00 / 2º R$150,00 / 3º R$100,00
Master A1 - 1º R$250,00 / 2º R$150,00 / 3º R$100,00
Master A2 - 1º R$250,00 / 2º R$150,00 / 3º R$100,00
*Só haverá premiação em dinheiro para as categorias com no mínimo 15 inscritos, exceto a categoria Elite (PRO) tanto no DHI como no XCM.
3 - Regras gerais para o Atleta:
3.1 - Atleta que modificarem a pista sem ser permitido será penalizado e não correrá a prova oficial.
3.2 - Atletas que treinarem sem ser permitido será penalizado e não correrá a prova oficial.
3.3 - Atleta que for pego usando drogas será eliminado do evento.
3.4 - Os atletas devem ter em todo momento uma representação correta e comportar-se convenientemente em todas as circunstâncias, inclusive fora da prova.
3.5 - Não pode prejudicar com palavras, gestos, escritos ou outro modo a reputação ou por em duvida a honra de outros atletas, dos oficiais, dos patrocinadores, das federações, da CBC ou CBMTB e do ciclismo em geral. O direito de critica deve ser exercido de forma razoável, educada e com moderação.
3.6 – No DHI, o atleta que derrubar a fotocélula da largada ou da chegada será desclassificado.
3.7 – No DHI, os atletas que tiverem na sequência do atleta que derrubou a fotocélula terá a chance de uma nova descida.
3.8 - Os atletas devem se portar com prudência. Pois podem ser responsabilizados pelos acidentes que causem.
3.9 - Cabe ao piloto cuidar e selar por seu equipamento (proteções, bicicleta e etc.) isentando assim o organizador de qualquer custo, cabe também ao piloto utilizar o numeral com responsabilidade.
4 - Segurança dos Atletas:
4.1 – No DHI, os Atletas devem estar equipados com capacete fechado (tipo Moto Cross), luvas dedos fechados, óculos (Goggle), tênis fechado e joelheira, na falta de um dos itens não será permitida a participação do atleta no evento. No XCM é obrigatório o uso do capacete aberto, tennis fechado e Luva aberta ou fechada nos dedos, na falta de um dos itens não será permitida a participação do atleta no evento.
4.2 – No XCM, 2(duas) motos irão escoltar toda a prova da largada a chegada.
4.3 – No XCM, placas ou fiscais irão identificar o percurso em toda a sua extenção.
5 - Cronometragem:
5.1 - Para o evento do DHI, a comissão de cronometragem e o comissário técnico do PROHILL serão responsáveis pela cronometragem tipo foto-célula. No XCM a cronometragem será manual.
5.2 - A cronometragem constitui documentos oficiais, em caso de dúvidas com o resultado o atleta pode entrar com recurso até 30 minutos após o resultado mediante o pagamento de R$ 100. Se forem provados pela organização os tempos divulgados o atleta perderá o valor cobrado, caso contrário o valor vai ser devolvido.
6 – Classificação:
6.1 - Cada atleta deve, para ser classificado, terminar a prova inteiramente por suas próprias forças sem a ajuda de ninguém.
6.2 - O atleta pode cruzar a linha de chegada a pé com a condição de que leve ou empurre sua bicicleta.
6.3 - No DHI Ganhará a etapa o atleta de cada categoria que fizer o menor tempo cronometrado em uma única descida no domingo. No XCM ganhará o evento o atleta que cruzar primeiro a linha de chegada.
7 - Serviço Medico:
7.1 - O organizador deve dispor um serviço medico adequado com ambulância e posto medico.
7.2 - Deve assegurar um translado rápido ao hospital. Pelo menos uma ambulância estará em linha ou disponível nas proximidades do circuito.
8 - Transporte para Atletas:
8.1 - No DHI a organização terá que disponibilizar o transporte com caminhão para 100 atletas por hora da chegada até as proximidades da largada.
8.2 - No XCM a organização deve dispor um caminhão “vassoura“ para resgatar os atletas que não completarem a prova.
9 – Penalizações:
9.1 - Em caso de queda do atleta ou quebra da bicicleta, o mesmo deverá liberar a pista para que o próximo atleta passe sem perda de tempo.
9.2 - O atleta que prejudicar outro será desclassificado do evento.
9.3 – No DHI, o atleta que sair da pista na tomada de tempo oficial tem que voltar no mesmo ponto por onde saiu, caso contrário será desclassificado da etapa.